SaeR - Sociedade de Avaliação de Empresas e Risco

Corporativa

Os modelos empresariais rígidos e estáveis do passado, não respondem de forma adequada às exigências de diversidade e flexibilidade dos consumidores do futuro. As dinâmicas da globalização competitiva e as alterações na sociedade vêm provocar a necessidade de alterações radicais nas respostas por parte das empresas.

Os modelos de organização empresarial e as estratégias de actuação assentes nos padrões da revolução industrial e nos processos industriais “fordistas” não têm condições de sucesso no novo jogo competitivo global. As chaves da competitividade, que residiam na capacidade de produzir em massa e a baixos custos, aproveitando as economias de escala e os custos baixos dos factores, conseguidos com a propriedade dos activos físicos produtivos, uma mão-de-obra barata e pouco qualificada e um custo de capital baixo, deixaram de ser distintivas no contexto da globalização competitiva.

As empresas nacionais têm que aproveitar o seu avanço no conhecimento, ainda existente, para consolidar os novos modelos competitivos, defender o valor acrescentado da economia portuguesa e criar barreiras à entrada dos novos “players” nas actividades de maior valor acrescentado das cadeias de valor dos sectores.

No domínio corporativo a SaeR apoia os gestores de topo a desenvolver e implementar estratégias de negócio que lhes permitam ser mais competitivas e responder às constantes mudanças de mercado. Estas estratégias passam por:


  • Desenvolvimento de Modelos e Planos de Negócio,

  • Concepção, Avaliação e Modelização de Cenários,

  • Implementação de Planos de Desenvolvimento Estratégico,

  • Reorientação Estratégica em Face dos Novos Modelos de Competitividade,

  • Avaliação, Concepção e Implementação de Centros de Serviços Partilhados (SSC) e

  • Estruturação de Fusões, Aquisições e Alianças Estratégicas.