RT SaeR - Setembro de 2004
O que fica
Novos dispositivos de regulação
Os acontecimentos do 3.º trimestre confirmam a existência de uma crise estratégica com novas expressões, sendo certo que não haverá retorno possível à ordem anterior. A nova configuração implicará a alteração dos dispositivos de regulação.
Estratégia de empresa
As regulações empresariais e as queixas da Parmalat
As queixas judiciais apresentadas pela Comissão de Gestão Controlada da Parmalat contra os seus antigos banqueiros e consultores/auditores, vêm evidenciar que, cada vez mais, é o centro competitivo que terá de estabelecer as suas próprias regulações.
União Europeia
Novo pacote financeiro para o sector têxtil
A Comissão Europeia apresentará um novo relatório ao próximo Conselho de Ministros para a competitividade, a realizar em 10 de Novembro, com pacote financeiro associado. Espera-se que as empresas portuguesas se posicionem para assegurar a elegibilidade face a um novo “pacote financeiro têxtil”.
Mercado Monetário e Financeiro
Os desafios apresentados pelos mercados financeiros para 2005
A caracterização dos mercados financeiros e da evolução da economia mundial pode condensar-se em duas expressões: mercados sem tendência a transaccionarem dentro de intervalos relativamente estreitos e incerteza sobre o presente dinamismo económico. E o ano de 2005 arrisca-se a mimetizar 2004.
Tema de Fundo
A taxa do imposto sobre os lucros das empresas e a competitividade fiscal
Importa desmistificar a ideia segundo a qual a redução da taxa do IRC pode, por si só, contribuir para um significativo aumento de investimento estrangeiro. De facto, o peso das taxas nominais do imposto sobre o lucro das empresas é muito reduzido nas decisões de investimento, sobretudo em países de muito baixa atractividade em termos geográficos, como é o caso de Portugal.
Internacional
A economia internacional entre a lei, a política e o terrorismo: do Cáucaso à OMC
Espanha
Sintomas de melhoria no investimento de bens de equipamento
O novo governo espanhol espera que o investimento em bens de equipamento se acelere até 5,6% devido à expansão da procura interna, ao aumento das exportações, a uma situação de saneamento das empresas e à necessidade de introduzir melhorias tecnológicas que aumentem a produtividade. Aliás, o estímulo da produtividade constitui um objectivo central do Executivo espanhol.
Brasil
Economia brasileira retoma crescimento em 2004
A economia brasileira está a crescer a um ritmo superior ao esperado pelo governo e pelos agentes económicos.
Conjuntura Internacional
Evolução positiva
A economia internacional continua a evoluir de forma favorável, não obstante os sinais de moderação da economia norte-americana que poderá atenuar o crescimento global.
Conjuntura Portuguesa
Ritmo de recuperação pouco claro
Notícias
Clube SaeR
Aceda aos conteúdos exclusivos e receba regularmente a newsletter SaeR directamente na sua caixa de e-mail.
Contactos
Rua Luciano Cordeiro, 123 4º Esq.
1050-139 Lisboa
Portugal
Tel: +351 213 030 830
Fax: +351 213 030 839
E-mail: saer@saer.pt