SaeR - Sociedade de Avaliação de Empresas e Risco

Apresentado hoje Estudo sobre o Hypercluster da Economia do Mar

A SaeR apresentou hoje, juntamente com a ACL - entidade promotora do estudo - o estudo que efectuou sobre o Hypercluster da Economia do Mar.

Uma das grandes conclusões deste estudo foi o reconhecimento de que o Hypercluster da Economia do Mar se configura, simultaneamente, como uma força propulsora e um catalizador capaz de organizar e dinamizar um conjunto de sectores com elevado potencial de crescimento e inovação e capacidade para atraírem recursos e investimentos, nomeadamente externos, de qualidade.

Ficou demonstrado, neste estudo, que este será um dos domínios que poderá ter um desenvolvimento mais relevante, em termos de criação de factores de desenvolvimento e valor na economia portuguesa, uma vez que, embora o valor económico das actividades ligadas ao mar consideradas na economia portuguesa, sejam, ainda, incipientes, possuem fortes condições competitivas e um potencial elevado de crescimento, no quadro da competição global das economias.
 
Outro facto importante revelado pelo estudo é o forte efeito multiplicador que estas actividades têm em outras actividades económicas e no emprego constituindo, por isso, fortes geradores de valor acrescentado e desenvolvimento para a economia portuguesa.
 
O estudo propõe uma visão de conjunto, com a estruturação e organização sistémica do hypercluster, em que cada componente tem o seu papel, no quadro de optimização do efeito conjunto, potenciando os efeitos de geração de cadeias de valor e eliminação de "leakage", isto é, valor gerado mas não retido, para a economia portuguesa.
 
Paralelamente à Visão de Conjunto proposta, o estudo identifica as condições necessárias para a viabilização com sucesso dessa visão de conjunto e as linhas de orientação de fundo para a implementação de uma estratégia no 1º Quartel do Séc. XXI, bem como as linhas estratégicas de um Master Plan para a implementação do Hypercluster da Economia do Mar em Portugal, no mesmo horizonte temporal do 1º Quartel do séc. XXI.
 
Essas linhas de orientação estratégica procuram concretizar a grande visão que deverá ser assumida por todos os actores estratégicos da economia portuguesa e, no fundo, como "desígnio nacional", por toda a sociedade civil portuguesa, de "tornar Portugal, na viragem do 1º para o 2º Quartel do séc. XXI, num actor marítimo relevante, ao nível global".
Para que esta visão possa ser concretizada, é determinante que se consigam dois objectivos estratégicos gerais, como referido no estudo:
  • O Hypercluster da Economia do Mar constituir, ao longo do 1º Quartel do séc. XXI um domínio estratégico impulsionador do Desenvolvimento Económico e Social de Portugal;
  • Portugal, no mesmo horizonte temporal, colocar-se como interlocutor credível, porque efectivo e inovador, na economia global do mar.
O estudo propõe um Master Plan distribuído por quatro plataformas diferentes de planos e acções:  Planos Prioritários, Planos de Sustentação Imediata, Planos de Alimentação e Plano Horizonte Mais/Meta-Oceano, com carácter prospectivo e de longo prazo. A concretização deste Master Plan e dos consequentes planos detalhados de acções, por componente, só será possível se, em conjunto, tiverem lugar um duplo conjunto de iniciativas: 1) por um lado, de enquadramento e facilitação macropolítica e de acção governamental; e 2) por outro lado e paralelamente, de iniciativas de estruturação da actuação empresarial conjunta.
 
São ainda apontadas três medidas consideradas determinantes no caminho crítico para o sucesso da implementação do hypercluster: a constituição de um Fórum Empresarial para a Economia do Mar, a constituição de um Conselho de Ministros Exclusivo para os Assuntos do Mar, e a criação de Legislação Especial e Exclusiva.
 
SaeR

Notícias

Clube SaeR

Aceda aos conteúdos exclusivos e receba regularmente a newsletter SaeR directamente na sua caixa de e-mail.

Contactos

Rua Luciano Cordeiro, 123 4º Esq.
1050-139 Lisboa
Portugal

Tel: +351 213 030 830
Fax: +351 213 030 839
E-mail: saer@saer.pt