SaeR - Sociedade de Avaliação de Empresas e Risco

Ernâni Lopes homenageado na Universidade Católica

Esta é uma homenagem da Universidade Católica Portuguesa «a um dos mais marcantes académicos da instituição e uma das mais importantes personalidades para a História portuguesa das últimas três décadas».
 
Embaixador de Portugal em Bona, de 1975 a 1979, chefe da missão portuguesa à Comunidade Europeia em Bruxelas, de 1979 a 1983, Ernâni Lopes foi ministro das Finanças do Governo PS/PSD (IX Governo Constitucional), dirigiu as negociações para a adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia (CEE), que se concretizou a 1 de Janeiro de 1986.
 
Fundou e dirigiu a sociedade SaeR, presidiu o grupo Portugal Telecom, a Fundação Luso Espanhola e, até perto da morte, foi director e professor do Instituto de Estudos Europeus da Universidade Católica.
 
A sessão de homenagem, em Lisboa, conta com personalidades que conviveram com Ernâni Lopes e o conheceram de perto, em muitas das suas facetas, ao longo da sua vida académica, profissional e pessoal, casos de Roberto Carneiro, Jacinto Nunes, Rui Machete, José Amaral e o almirante Vieira Matias, além do reitor da Universidade Católica Portuguesa, refere a nota de imprensa.
 
 
Diário Digital / Agência Lusa
16.Jun.2011