SaeR - Sociedade de Avaliação de Empresas e Risco

Livro "Lusofonia: Uma Questão Estratégica Fundamental para Portugal" apresentado em Lisboa

O 6º, e último volume, da colecção "Portugal. Desafios nos Alvores do Século XXI" foi apresentado na passada sexta-feira, dia 13 de Maio, no Hotel Tivoli, em Lisboa. Subordinado à "Lusofonia. Uma Questão Estratégica para Portugal", este estudo SaeR, promovido pelo semanário Sol, serviu de mote à presença de inúmeras personalidades de relevo para o mundo que fala a língua portuguesa.

Relembre-se que este livro foi ainda coordenado pelo Prof. Ernâni Rodrigues Lopes, grande entusiasta dos assuntos referentes à Lusofonia, infelizmente falecido antes do lançamento da obra. Ficou a homenagem sentida de todos os presentes, com imagens e palavras do fundador da SaeR e grande Pensador de Portugal e da portugalidade.

Na sequência da apresentação do estudo SaeR, realizou-se a conferência "Triângulo Virtuoso: Angola/Brasil/Portugal", a qual permitiu debater uma matéria tão importante para o futuro destes povos, como é a necessidade de afirmação da Lusofonia no Sistema das Relações Internacionais.

Convidados a prestar o seu contributo, intervieram o ex-presidente do Brasil, Fernando Henrique Cardoso, Ramalho Eanes, ex-presidente da República Portuguesa, Carlos Feijó, ministro de Estado e chefe da Casa Civil do presidente angolano, António Mexia, presidente executivo da PT, Zeinal Bava, presidente executivo da PT e José Poças Esteves, sócio-gerente da SaeR. A abertura da sessão ficou a cargo de Ricardo Salgado, presidente do BES, para Luís Amado, ministro dos Negócios Estrangeiros encerrar a Conferência.