SaeR - Sociedade de Avaliação de Empresas e Risco

SaeR conclui Plano Estratégico do Cluster do Mar de Cabo Verde

A SaeR concluiu no passado mês de julho o Plano Estratégico do Cluster do Mar de Cabo Verde (PECMAR), uma iniciativa do Estado caboverdiano com vista a um conhecimento mais aprofundado das potencialidades marítimas deste país-arquipélago.

O Plano, desenvolvido ao longo do último ano, envolveu uma diversidade significativa de tarefas, enquadradas numa conceito sistémico de desenvolvimento, com o objetivo final de definição de linhas de ação estratégicas que, uma vez postas em prática, resultarão no forte desenvolvimento da economia marítima de Cabo Verde. Foram identificadas, neste contexto, medidas e ações concretas a executar, identificadas oportunidades de investimento e de desenvolvimento que o Governo caboverdiano, através do seu Cluster da Economia do Mar, pretende implementar ao longo dos próximos anos.

A SaeR manterá o apoio ao Governo de Cabo Verde na assessoria e acompanhamento da implementação deste plano. Assim, estará presente na próxima Expomar em S. Vicente, Feira Internacional que há vários anos apresenta o que de melhor e mais promissor tem o mar caboverdiano.

Para o sucesso deste projeto, a SaeR contou com o vasto conhecimento e experiência acumulada dos seus consultores, bem como a colaboração de reputados especialistas externos, mas também com a participação interessada e dinâmica dos atores locais, públicos e privados, o que permitiu que o documento apresente, além de uma estratégia de clusterização da economia do mar de Cabo Verde, soluções pragmáticas para os diversos setores considerados.

De relembrar que a SaeR é uma empresa de consultoria em Prospetiva, Estratégia e Risco, especializada nas áreas de Geopolítica e Prospetiva; Estratégia e Competitividade; Integração e Desenvolvimento de Negócios; Gestão Estratégica de Risco - com 27 anos de experiência no mercado. Possui uma equipa transdisciplinar e internacional, com sólida experiência no reforço da competitividade das organizações e do desenvolvimento das economias, apresentando soluções pragmáticas de desenvolvimento socioeconómico territorial e empresarial.