SaeR - Sociedade de Avaliação de Empresas e Risco

Governo deve por de lado a ideologia e adoptar uma atitude de 'realpolitik'

Num relatório publicado hoje pela SaeR, a sociedade de análise de risco fundada pelo antigo ministro das finanças Ernâni Lopes considera que a recuperação económica só pode ser feita com investimento público financiado com dinheiro da Europa e que o Governo deve deixar a ideologia de parte e voltar a olhar para o país real.

O Governo assumiu o cumprimento do memorando com a troika de forma ideológica e perdeu o sentido da realidade. O alerta é de José Poças Esteves, presidente da SaerR, que lembra que «modelos são uma coisa, a realidade é outra».

Exemplo da tal paixão ideológica do Governo pelos mandamentos da troika, que se terá traduzido numa cegueira em relação à realidade do país, é o caso do aumento do IVA na restauração.

O Governo, entende José Poças Esteves, tem de voltar a olhar para o país real e para isso deve adoptar uma atitude de realpolitik.

No relatório trimestral, a sociedade fundada pelo antigo ministro das finanças Ernâni Lopes, avisa que o Governo ainda não fez reformas reais, apenas cortes nalgumas áreas da despesa.

 

Ouça aqui as declarações do Dr. José Poças Esteves.

 

 

Hugo Neutel

TSF

18.Abril.2013